sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A hidrografia da região Sul

A hidrografia da Região Sul do Brasil pode ser classificada em três grandes regiões: Bacia Hidrográfica do Paraná, a Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai e as Bacias Hidrográficas do Sudeste.
A Bacia Hidrográfica do Paraná ocupa uma área de 196. 564 km2. Essa bacia é representada por um pequeno segmento do volumoso rio Paraná que se estende da foz do rio Paranapanema até a foz do rio Iguaçu.
Mesmo com sua pouca extensão na região, o Rio Paraná apresenta uma importante rede de afluentes, tanto sob o ponto de vista dos aspectos hídricos, como energéticos e de aproveitamento turístico. O rio Paraná é importante na região Sul, sendo aproveitado como via de transporte e para a produção de energia elétrica. Nele foi construída a usina hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em operação.

Nessa bacia destacam-se, além do Rio Paraná, os rios Paranapanema, Iguaçu, Tibagi, Itararé, das Cinzas e Pirapó.
A Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai ocupa uma área de 178.235 km2. O Rio Uruguai, localizado no Rio Grande do Sul, é o principal representante dessa bacia. Destacam-se também nessa bacia os rios do Peixe, Chapecó, Pelotas, Canoas e Ijuí.

Um comentário:

  1. A hidrografia fala muito bem de todas as Bacias da Região Sul.
    Quantos metros a Bacia do Uruguai tem e A Bacia do Paraná que é uma das mais importantes dessa região

    ResponderExcluir